Sobre CU-SeeMe

O CuSeeMe é uma das aplicações mais promissoras e exitantes da Internet. O CuSeeMe é uma aplicação para Microsoft Windows e Macintosh que facilita a videoconferência sobre a internet (ou redes IP).
Para uma total utilização dos recursos do CuSeeMe, os usuários de PC precisam de uma placa de som e se desejarem enviar sua própria imagem, precisam adquirir uma placa ou câmera de vídeo.
A potencialidade da videoconferência na Internet não tem limites, seu impacto na comunicação interpessoal e comercial é revolucionário. A videoconferência pode mudar o conceito da comunicação telefônica, da mesma forma que o telefone afetou no uso do telégrafo.
O relacionamento entre famílias e amigos que vivem a grandes distâncias pode tornar mais natural e menos caro que as chamadas telefônicas atuais.
Você pode ter uma consulta médica com seu doutor ou especialista sem ter que viajar longas distâncias.
A idéia de um "video-fone" já existe desde 1964 quando a AT&T demostrou o conceito na World´s Fair. Nessa época, muitas pessoas acreditavam que isso iria se tornar em breve realidade.
Porque está tecnologia ainda não se encontra difundida atualmente?
A incapacidade das companhias telefônicas de desenvolver computadores compreensíveis e redes de comunicação é uma das razões, além de que uma rede capaz de transmitir vídeo, som e informações ainda está sendo construída.
A rede global de comunicação utilizada pelo CU-SeeMe é a Internet. Organizações e indivíduos não precisam reinvestir numa rede separada somente para videoconferência. O CU-SeeMe apresenta ambas capacidades existentes na Internet e em PCs sendo usados para trabalhar e jogar. O custo de software e hardware para atualizar um computador para utilizar o CU-SeeMe é relativamente baixo.
O CU-SeeMe é um software que provê soluções, porém ele requer alguns hardwares instalados para permitir um utilização total deste produto. Se seu computador não possui capacidade para multimídia, ele ira precisar de uma atualização ou um novo computador.
Outra peça de hardware importante é o capturador de vídeo ou uma placa digitalizadora para enviar sua imagem aos outros. Algumas câmeras não requerem placas de vídeo (ex.: a
Connectix QuickCam). A câmera e a placa de vídeo não são equipamentos necessários, mas sem eles você não será capaz de transmitir imagens de vídeo e será banido para o estado de "lurker" no CU-SeeMe, o que ocorre ao se conectar a um refletor público (uma estação de broadcast). Se você possui uma câmera, você pode escolher para desabilitar a Transmissão de Imagens. Caso você não possua, ela estará automaticamente desabilitada pelo programa. Não existe nenhuma penalidade ao ser um "lurker" no mundo do CU-SeeMe, mas você ficará relegado a uma seção especial na lista de participantes.
O Sistema CU-SeeMe contém dois importante componente, o software cliente para que todos os usuários possam controlar suas funções e o software servidor, ou refletor. Este refletor apresenta uma importante regra em grandes distribuições de videoconferências na rede através da administração do tráfego da rede. Por enquanto, pense que um refletor é uma estação broadcast onde usuários se conectam para seu uso pessoal.
O CU-SeeMe cria uma nova dimensão à tradicional comunicação eletrônica. O CU-SeeMe possui a interatividade do telefone mas adiciona um efeito visual. Durante um conversação telefônica, você poderá visualizar as pessoas com quem você está falando. Outra característica, é que um refletor público gera uma idéia de grupo. Após a instalação, você deve primeiro se conectar a um refletor público (ex.: circulo -> 200.132.0.21) para testar sua conexão com a rede.



Requisitos

Requisitos para o Sistema Windows :

Para receber imagens você precisará de:

  • Processador 486DX/33 ou superior(somente para receber vídeo); recomendado processador 486DX/66 ou superior(para receber vídeo somente e enviar/receber áudio);
  • Windows 95, Windows 3.1, Windows NT ou Windows for Workgroups 3.11 rodando em modo avançado;
  • 256 cores(8-bit) de vídeo com resoluçao de 640 x 480 ou superio~;
  • Placa de som com 8-bit de com, com entrada de microfone(necessário para enviar) e caixa de som;
  • Mínimo de 4Mb de RAM (recomendado 8Mb ou mais);
  • Uma conexão de rede IP;
  • Windows Socket como TCP/IP ou SLIP/PPP;
  • Comprimento de banda de 28.8kb ou melhor.

    Para enviar dados, você precisará de todos os itens acima citados adicionando o seguinte:
  • Placa de captura de vídeo que não utiliza tecnologia overlay;
  • Câmera de vídeo ou S-vídeo se suportado pela placa de captura;
  • Microfone separado ou headphone para uma melhor impressão na conversação.



  • Download

    CuSeeMe32.zip



    Instalação

    1.Caso você não possua o programa CU-SeeMe vá para download do CU-SeeMe e você pegará uma versão do Enhanced CU-SeeMe válida durante 30 dias.
    2.Clique em Start(Iniciar) e posicione o mouse sobre o ítem Run(Executar) e clique.
    3.Entre com o caminho do programa CU-SeeMe (ex.: C:\C211W32x.EXE).
    4.Clique em OK. A instalação começa agora a rodar. Simplesmente siga as instruções que serão mostradas na tela.

    Para visualizar a instalação do CU-SeeMe: 1. Dê um download nos arquivos Senao.zip e Lotus Screencam.
    2. Instale o Screencam;
    3. Descompacte o arquivo senao.zip para obter o arquivo senao.scm;
    4. Para visualizar a instalação do CU-SeeMe, carregue a partir do Lotus Screencam a apresentação do CU-SeeMe (senao.scm).



    Links

    http://www.inf.puc-rio.br/~refletor/