Construção de Questões

  • Introdução
  • O Sistema Desenvolvido
  • A Inserção das Questões
  • Testando as Questões
  • Executando as Questões



    Introdução

    A idéia de se ter educação à distância, através da internet, tornou-se possível, e, hoje, já temos um número grande de cursos on-line disponíveis na rede, acessíveis via WWW.

    Mas a interatividade desses cursos ainda é um pouco limitada, devido ao fato de que para se ter uma página WWW interativa deve-se ter conhecimentos de programção. Desta forma, instrutores das mais diversas áreas não poderiam ter interação nos seus cursos até que aprendessem alguma linguagem de programação.

    A solução seria ter-se um sistema de questões interativas que pudesse ser acessado por qualquer pessoa, e qualquer usuário pudesse criar questões e chamá-las nos seus cursos. Esse sistema foi desenvolvido e já pode ser utilizado para a criação de questões.



    O Sistema Desenvolvido

    O sistema de construções de questões foi desenvolvido em linguagem C, utilizando-se a Common Gateway Interface, ou CGI, uma das ferramentas que possibilita a criação de documentos interativos em WWW.

    Cada tela do sistema de construção de questões corresponde a um programa CGI. Os programas acessam o banco de dados POSTGRES, usado para armazenar as questões.

    A base de dados foi estruturada da seguinte maneira:

  • Um curso pode ser dividido em um ou mais segmentos;
  • Um segmento pode ainda ser dividido em uma ou mais questões - esses segmentos podem ser encarados como capítulos do curso;
  • Cada questão pode ter o número de alternativas que se desejar.

    Desta forma, os programas CGIs são executados de tal maneira que se inclua primeiro um curso, depois os segmentos e por fim as questões e suas alternativas



    A Inserção das Questões

    O acesso ao sistema se dá através da URL http://penta2.ufrgs.br/questoes. Nessa página é mostrada a tela inicial, com as opçoes de inserção de cursos, segmentos e questões. Qualquer dúvida, basta enviar um mail a Luiz Gustavo.

    Qualquer pessoa pode criar um curso, bastando informar o nome do curso e uma senha de acesso a ele, para que ninguém possa inserir segmentos ou questões nesse curso. Essa senha eh apenas para evitar que outras pessoas insiram questões ou capítulos indesejados naquele curso, pois todos poderão acessá-lo para leitura.

    Para se criar um segmento, deve-se escolher qual o curso ao qual o segmento pertencerá. A seleção de cursos se dá na mesma página da informação de nome de segmento, e deve-se informar a senha deste curso. Depois de tudo devidamente informado, clica-se "ok", e recebe-se uma página com informaçõe de controle, como número do curso e número do segmento.

    Quando se for inserir uma questão, recebe-se uma página onde deve-se informar a qual curso essa questão pertencerá. Aqui deve-se, também, dizer-se a senha do curso. Depois, será mostrada uma página onde deve-se informar o nome do segmento, dentro daquele curso, ao qual a questão pertencerá. Deve-se ter cuidado para não se inserir uma questão no segmento equivocado. Clicando-se "ok", novamente tem-se uma página com informações de controle, e pode-se, já neste momento, partir-se para a inserção de alternativas daquela questão.

    O único momento em que se pode inserir alternativas às questões é imediatamente depois da sua criação. Para cada alternativa deve ser incluído um feedback, que será o responsável pela informação de acerto, erro e/ou correção para o aluno que estiver fazendo o curso. Pode-se inserir quantas alternativas quisermos para cada questão. Depois de cada inserção de questão, aparece uma página com informações de controle e a opção de se inserir mais alternativas.

    As questões, alternativas e feedbacks devem ter, no máximo, 500 caracteres. E não deve-se pressionar a tecla <enter>. Se desejar-se mudar de linha em uma questão ou feedback, pode-se usar comandos html, como, por exemplo, <BR>.

    Importante:

    Essas informações de controle, exibidas em todos os passos de inserção, são necessárias para que se possa saber exatamente qual alternativa é de qual questão, qual questão é de qual segmento e qual segmento é de qual curso, para se poder chamar as questões de dentro das páginas dos cursos.

    Testando as Questões

    De posse das informações de controle (número do curso, número do segmento e número da questão) pode-se testar a questão antes de efetivamente "colocá-la no ar".

    Basta navegar até a URL http://penta2.ufrgs.br/questoes/consulta/teste.html e digitar as informações de controle conforme solicitado. A execução segue como se fosse chamado de dentro de uma página de curso.



    Executando as Questões

    A página de questões é aberta como um form. Para chamá-la, deve-se seguir os passos abaixo, na página html, mudando apenas os parâmetros que informam o número do curso, do segmento e questão. O exemplo que segue é o responsável pela exibiçao do botão abaixo que exibe um teste.

    <form method="POST" action = "http://penta2.ufrgs.br/questoes/consulta/teste.cgi">
    <input type="hidden" name="questao" value=1>
    <input type="hidden" name="seg" value=3>
    <input type="hidden" name="cur" value=4>
    <input type="hidden" name="max" value=1>
    <input type="hidden" name="volta" value="http://www.pop-rs.rnp.br/ovni/questao/questao.htm">
    <input type="submit" value="Exemplo de Questão">
    </form>

    São cinco entradas (input) do tipo "hidden" indicando que essas informações trafegarão entre as páginas, mas não aparecerão. Os três primeiros parâmetros indicam o número da questão, o número do segmento, o número do curso. O próximo parâmetro indica o número de questões que se quer que apareça por página, neste caso, o máximo é um. O parâmetro volta indica o link para o qual se deve voltar depois de responder às questões.



    Luiz Gustavo Anflor Pereira
    guga@penta.ufrgs.br

    Copyright © 1996 Luiz Gustavo Anflor Pereira
    This Home Page was created by WebEdit,Tuesday, September 17, 1996
    Most recent revision Tuesday, September 17, 1996


    Veja outros cursos do projeto OVNI

    Homepage do Grupo de Redes